Paciente em atendimento

AS SESSÕES DE PSICOLOGIA

 

ACOLHIMENTO

Nas sessões de psicoterapia você terá um espaço seguro onde pode explorar as suas emoções e os seus pensamentos.

O QUE FALAR NA SESSÃO

Terá toda a liberdade para estabelecer o seu ritmo, ir para onde quiser e falar do que quiser nas sessões. Qualquer ganho virá de dentro de si, e não de algo ou de alguém exterior. O psicoterapeuta irá ajudar nesse processo ao sinalizar o que se passa debaixo da superfície do que é dito.

A psicoterapia não o/a ajudará apenas a lidar com as suas dificuldades atuais ou passadas, também lhe permitirá desenvolver a energia e a perseverança necessárias para enfrentar os obstáculos que a vida colocar no seu caminho. A vida terá sempre problemas, no entanto aquilo que conquistar na psicoterapia será sempre seu por direito. Por isso, quando novos obstáculos surgirem, poderá enfrentá-los com mais força, determinação e confiança. Seja num momento de crise ou mesmo quando tudo parece estar bem, a psicoterapia poderá ajudá-lo/a a explorar as suas emoções, os seus pensamentos, os seus comportamentos e as suas relações, para que ganhe confiança em si e continue a desenvolver-se nas várias áreas da vida.

O SIGILO

Todo trabalho psicoterapêutico é absolutamente confidencial.

O MÉTODO

 Ao escutar atentamente, o psicoterapeuta poderá começar a notar as dificuldades e a ajudar a perceber as coisas de forma mais clara ou a partir de um ponto de vista diferente. O trabalho do psicólogo não é julgar ou dar conselhos, mas sim agir como um espelho, de forma a possibilitar um conhecimento mais profundo e trazer alívio para a dor. 

COMO SE PREPARAR PARA A PRIMEIRA SESSÃO DE PSICOLOGIA?

Pense no que quer atingir na sua terapia. Espera melhorar a sua auto-estima? Quer melhorar a qualidade das suas relações? Quer trabalhar questões ligadas à ansiedade ou à depressão? Não faz mal não saber colocar por ordem de prioridade as suas preocupações, mas é importante ter uma ideia geral do que pretende trabalhar.

COMO A PSICOTERAPIA PODE ME AJUDAR?

  1. Compreender-se a si mesmo/a, quais os seus objetivos e os seus valores;

  2. 2.Desenvolver recursos para melhorar as suas relações com os outros;

  3. Abordar as questões que o/a levaram a procurar psicoterapia;

  4. Aprender novas formas de lidar com o stress e com a ansiedade;

  5. Aprender a gerir a raiva, a tristeza, a depressão ou outros estados emocionais;

  6. Melhorar a comunicação e as capacidades para ouvir;

  7. Mudar padrões de comportamento antigos e desenvolver outros novos;

  8. Descobrir novas formas de resolver problemas na sua família ou casamento;

  9. Melhorar a sua autoestima e aumentar a autoconfiança.

  10. E outros mais...