
MOTIVOS PARA IR AO PSICÓLOGO
DEPRESSÃO
Já foi conhecida como a “Doença do século ”, tal é o impacto negativo na vida de quem sofre . Quando não tratada, os sintomas poderão se agravar e criar grandes dificuldades que podem conduzir, em casos extremos, ao suicídio. Presente e não diagnosticada nos jovens ou nas crianças tende a moldar parte importante da personalidade e ter efeitos muito negativos ao longo da vida.

CRISES DE PÂNICO
As crises de pânico manifestam-se sob a forma de vários sintomas físicos, tais como taquicardia, suores frios, falta de ar , sensação de desmaio iminente, dor no peito e medo de morrer. Entretanto, a saúde física do paciente na maioria das vezes vai bem e os sintomas são decorrentes de conflitos emocionais que necessitam da intervenção Psicoterapêutica.

FOBIAS
É sempre um desafio que passa pelo reconhecimento do paciente de que algo o incomoda ou o impede para além das forças que possui. A fobia é um sentimento exagerado de medo e aversão por algo ou alguém. A palavra fobia pode ser considerada um sinônimo de medo extremo, impedindo a pessoa de desfrutar de uma vida tranquila. É preciso aprender a lidar com este problema, criar defesas e mecanismos para o minimizar e assumir o controle.

PPROCESSO DE LUTO
O luto é um processo doloroso e complexo, é uma ferida muito profunda pois a perda é sempre difícil de ser trabalhada emocionalmente. Contudo o luto é um processo natural e em alguns há necessidade de intervenção profissional. Cada pessoa tem um ritmo pessoal e particular para lidar com a morte, dependendo muito do contexto cultural, social ou religioso em que está inserido, porém as vezes será necessária a ajuda de um psicólogo.

ANSIEDADE
É um estado psíquico de apreensão ou medo provocado pela antecipação de uma situação desagradável ou perigosa.
Latim;
anxietas, que significa “angústia",
anxius = “perturbado", "pouco à vontade”,
anguere = “apertar", "sufocar”.
O quadro de ansiedade vem acompanhado por sintomas de tensão, em que o foco de perigo antecipado pode ser interno ou externo.
Considerada, até certo ponto, uma reação natural do ser humano, útil para se adaptar e reagir perante situações de medo , a ansiedade torna-se patológica quando atinge um valor extremo, com carácter sistemático e generalizado, em que começa a interferir com o funcionamento saudável da vida do indivíduo.

QUE PROBLEMAS PODERÃO SER TRABALHADOS EM PSICOTERAPIA?
Problemas nas relações amorosas, familiares ou profissionais
Dependência Tecnológica
Instabilidade nas relações
Perdas, por morte ou separação, de figuras significativas
Dificuldade nas relações sociais - seletividade excessiva, sensibilidade à rejeição ou à critica, medo da exclusão, etc.
Depressão e sintomas relacionados
Irritabilidade
Baixa autoestima
Perda do interesse em atividades, relações ou na vida
Autorrecriminação
Ciúme intenso e possessividade
Desespero
Sentimento de destruição
Sensação de vazio
Perda gradual da capacidade de funcionar social e/ou profissionalmente
Hipocondria
Luto não resolvido
Ansiedade e sintomas relacionados
Stress persistente
Medos específicos exagerados
Pânico
Medo da crítica
Autocrítica excessiva
Compulsões
Esforço excessivo em agradar
Desprezo por si mesmo
Procura de amor-próprio e autoestima através de outros e relações amorosas
Dependência Emocional
Dificuldade em confiar ou desconfiança persistente
Dificuldade na auto-afirmação
Outros