Sessão de terapia

PERGUNTAS FREQUENTES

Estamos aqui para ajudar

 

PORQUE DEVO PROCURAR UM PSICÓLOGO?

Todos nós passamos por momentos complexos e encontramos problemas com os quais se torna difícil lidar. Sentimo-nos angustiados, ansiosos, com medo, inseguros, tristes, desmotivados. É provável que surjam sinais de sofrimento psicológico, por vezes acompanhados de sintomas físicos. Na maior parte das vezes, somos capazes de os ultrapassar sozinhos, mas nem sempre o conseguimos. Nesses momentos, consultar um psicólogo pode fornecer a ajuda especializada de que precisamos, num ambiente profissional e confidencial.
Justifica-se procurar um psicólogo quando se está em sofrimento ou quando os outros estão em sofrimento por causa dos nossos atos ou atitudes. Também faz sentido procurar um psicólogo para refletir sobre algum aspeto particular da vida acerca da qual precisamos de um olhar externo. As razões poderão ser múltiplas e bastante pessoais.

COMO FUNCIONA A PSICOTERAPIA?

De uma forma muito simples, a psicoterapia consiste numa conversa entre si e o seu psicoterapeuta sobre a sua vida e as suas preocupações. O tipo de sessões depende do seu psicoterapeuta e da abordagem psicoterapêutica

QUAL A PERIODICIDADE DAS SESSÕES DE PSICOTERAPIA?

As consultas geralmente tem uma periodicidade semanal,l. O processo é sempre feito com a participação plena da pessoa e de acordo a situação apresentada.

QUANTO TEMPO LEVA O PROCESSO TERAPÊUTICO?

O processo tem um começo, meio e fim e a sua duração depende de cada caso. O paciente tem o direito de parar a qualquer momento, porém antes de desistir, é importante refletir sobre o motivo e conversar com o profissional sobre isto. Em muitos casos, o paciente quer desistir exatamente quando “entra realmente em terapia”, ou seja, quando está de fato confrontando seus problemas. O medo e a insegurança surgem, porém, camuflada de desculpas como: “estou sem tempo”, “estou sem dinheiro”, “estou bem”, etc e, o papel do psicólogo é identificar essas resistências e auxiliar o paciente no seu processo de autoconhecimento, uma vez que em terapia ele não está enfrentando seus medos sozinho.

SIGILO

De acordo com o Código de Ética do Profissional Psicólogo:


Art. 9º – É dever do psicólogo respeitar o sigilo profissional a fim de proteger, por meio da confidencialidade, a intimidade das pessoas, grupos ou organizações, a que tenha acesso no exercício profissional.


Art. 10– Nas situações em que se configure conflito entre as exigências decorrentes do disposto no Art. 9º e as afirmações dos princípios fundamentais deste Código, excetuando-se os casos previstos em lei, o psicólogo poderá decidir pela quebra de sigilo, baseando sua decisão na busca do menor prejuízo.


Art. 11– Quando requisitado a depor em juízo, o psicólogo poderá prestar informações, considerando o previsto neste Código.


OBS: O sigilo poderá ser confidenciado aos responsáveis se o assunto colocar em risco a vida do cliente ou de terceiros.
Desta forma, as informações que forem disponibilizadas durante todo o processo de Atendimento Online serão tratadas de forma ética e profissional, sendo protegidas pelo Código de Ética Profissional do Psicólogo conforme expresso anteriormente. 

COMO DEVERÃO SER MARCADAS AS CONSULTAS DE PSICOLOGIA?

A primeira consulta poderá ser marcada utilizando os contatos disponibilizados no site. Caso haja lugar à marcação de sessões posteriormente, poderão ser marcadas junto do psicólogo.

O QUE DEVO FAZER SE NÃO PUDER COMPARECER A UMA SESSÃO QUE JÁ ESTAVA MARCADA?

Se não puder ir a uma sessão que já estava marcada deve avisar com antecedência de 24h, através do contato habitual. Se este procedimento não for feito com a devida antecedência, a sessão poderá ser cobrada.

FALTAS E ATRASOS

  • Cada sessão dura de 40 a 50 minutos , uma vez por semana, com dia e horário previamente agendados. Dependendo do caso, as sessões podem acontecer duas vezes por semana. A pontualidade é importante para que o paciente possa aproveitar todo o tempo da sessão, já que o encontro começa e termina no horário marcado. O comprometimento com o tratamento é imprescindível para um bom andamento do acompanhamento.                           

  • Se o paciente precisar faltar, é importante avisar com, no mínimo 24 horas de antecedência (salvo imprevistos de fatalidade ou de ordem natural). Caso o paciente falte sem avisar, a sessão é cobrada normalmente. Três faltas consecutivas sem avisar, as sessões são cobradas e será considerado desistência do processo e seu horário será liberado.